Descrição
O livro Pedagogia e Produção de Conhecimento trata de aspectos epistemológicos do campo educacional, a partir de três pontos principais: uma discussão sobre o problema da demarcação, uma revisão de textos relativos à factibilidade de uma ciência da educação, e uma análise de conteúdo de 45 textos sobre a pesquisa educacional brasileira, publicados em Cadernos de Pesquisa, no período que abrange de 1971 a 2001.
A abordagem epistemológica abrange a passagem da pedagogia filosófica, normativa, para a pedagogia científica, o avanço das ciências da educação, o declínio do especificamente pedagógico e ainda a discussão contemporânea, com foco na abordagem brasileira.
Trata também do compartilhamento do campo com as ciências da educação e com a filosofia e dos desdobramentos relacionados à constituição de uma ciência da prática. Encerra-se o trabalho com uma recontextualização das questões teóricas abordadas nas partes iniciais e com o levantamento de questões que sinalizam a necessidade de futuras pesquisas sobre o assunto.
Pretende-se, dessa maneira, contribuir para esclarecer o nexo necessário entre a discussão do estatuto de cientificidade da Pedagogia e aquela relacionada às questões metodológicas da pesquisa educacional, que revelam uma preocupação implícita ou explícita com a confiabilidade dos conhecimentos produzidos nesse campo, embora sejam tratadas, na literatura pertinente, como duas temáticas totalmente desvinculadas.