Destaque

R$39,90

Pedagogia e produção de conhecimento: questões de teoria e método

Qualquer pesquisador que se proponha a responder à pergunta “É possível uma ciência da educação?” defrontar-se-á com várias questões importantes, uma das quais será sobre o delineamento da história a ser contada, os possíveis pontos de partida que levam a dissensos/consenso a respeito da possível cientificidade da educação. Leitura obrigatória para educadores e coordenadores de curso Brasil afora.

3 em estoque

Compare

Meet The Author

" O que se pretende quando se reclama cientificidade para o campo da educação? Alçar a disciplina a patamares mais respeitáveis? A obtenção de conhecimentos confiáveis e passíveis de generalização e transferência? A produção de teorias essencialmente pedagógicas? Para investigar e analisar essas perguntas que me ponho a escrever. "

“Pedagogia e Produção de Conhecimento” trata de aspectos epistemológicos do campo educacional, a partir de três pontos principais: uma discussão sobre o problema da demarcação, uma revisão de textos relativos à factibilidade de uma ciência da educação, e uma análise de conteúdo de 45 textos sobre a pesquisa educacional brasileira, publicados em Cadernos de Pesquisa, no período que abrange de 1971 a 2001. A abordagem epistemológica abrange a passagem da pedagogia filosófica, normativa, para a pedagogia científica, o avanço das ciências da educação, o declínio do especificamente pedagógico e ainda a discussão contemporânea, com foco na abordagem brasileira. Trata também do compartilhamento do campo com as ciências da educação e com a filosofia e dos desdobramentos relacionados à constituição de uma ciência da prática. Encerra-se o trabalho com uma recontextualização das questões teóricas abordadas nas partes iniciais e com o levantamento de questões que sinalizam a necessidade de futuras pesquisas sobre o assunto. Pretende-se, dessa maneira, contribuir para esclarecer o nexo necessário entre a discussão do estatuto de cientificidade da Pedagogia e aquela relacionada às questões metodológicas da pesquisa educacional, que revelam uma preocupação implícita ou explícita com a confiabilidade dos conhecimentos produzidos nesse campo, embora sejam tratadas, na literatura pertinente, como duas temáticas totalmente desvinculadas.

Peso 300 g
Dimensões 14 × 2 × 21 cm
Ano

2015

ISBN

9788561210489

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Pedagogia e produção de conhecimento: questões de teoria e método”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…