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Intelectuais do século XX e a Educação no século XXI: o que podemos aprender com eles?

Organizado pelo professor Carlos Brandão, esta coletânea reúne 13 artigos que nos fazem refletir sobre o papel dos intelectuais do século XX na Educação no século XXI. O que podemos fazer com eles? faz parte das reflexões contidas neste importante livro de fundamentos para a formação de professores.

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O livro Intelectuais do século XX e a educação no século XXI: o que podemos aprender com eles?, que ora apresentamos, pretende introduzir o leitor num campo de reflexão que tem muito a contribuir para a compreensão do homem e da educação contemporânea, à luz do pensamento de autores que se tornaram clássicos, no decorrer do século XX, nas áreas das ciências sociais (Max Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu), psicologia (Jean Piaget e Wilhelm Reich), filosofia (Wittignstein, Max Hokheimer, Theodor W. Adorno, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Matthew Lipman), e, logicamente, na área da educação, por meio da discussão do pensamento de John Dewey, um dos mais importantes – se não o mais importante – pensador da educação no século XX. Acreditamos que a educação pode ser meio de emancipação humana e social, o que indica a sua importância no processo de transformação da sociedade – formada por indivíduos – e dos indivíduos – que formam as sociedades. Se o homem é capaz e tem condições de determinar o seu presente e preparar o seu futuro, ou seja, é um ser autônomo, consideramos que analisar as contribuições desses intelectuais, relacionado-as com as estruturas sociais, nas suas mais variadas manifestações, mais especificamente com a educação, nos ajudará a compreender melhor a educação presente no complexo contexto social do século XXI, que acaba de se iniciar.

Ano

2013

ISBN

9788561210205 (eBook)

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