A presença da filosofia platônica na pedagogia do Estado Novo

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Na investigação do discurso platônico, identificamos quatro recursos de maior relevância, por meio dos quais é possível caracterizar os traços próprios do pensamento do filósofo: a metáfora; a dissociação de noções; a interação entre ato e pessoa; e o uso de definições. As semelhanças e complementaridades temática entre o pensamento do filósofo grego e as formulações dos autores brasileiros oferecem contribuições aos pesquisadores que discutem o movimento escolanovista no Brasil, bem como aos que se dedicam à investigação da retórica como ferramenta útil à análise de discursos pedagógicos.

Descrição

O tema do presente livro diz respeito ao regime governamental instituído por Getúlio Vargas em 1937, denominado Estado Novo, cuja vigência estendeu-se até 1945. Francisco Campos, Azevedo Amaral e Lourenço Filho foram responsáveis pelas diretrizes do Estado Novo. Lourenço Filho, diferentemente de Campos e Amaral, envolveu-se de maneira direta com a educação durante o regime de 1937, firmando concepções educacionais que buscavam assegurar “a identidade entre Nação e estado”. Assim, o presente livro dispõe-se a apresentar um reexame dos livros de Francisco Campos, Azevedo Amaral e Lourenço Filho, utilizando a análise retórica fundamentada em Perelman. A autora brilhantemente investigou nesses autores a presença do que denominamos marcos discursivos característicos de Platão. Todo discurso pretensamente persuasivo faz uso de estratégias argumentativas, cuja finalidade é tornar efetiva a relação do autor com seus ouvintes ou leitores – o que, em retórica, é denominado de auditório, aquilo que nos tornamos para esse importante livro.

Informação adicional

Ano

2013

ISBN

9788561210380 (eBook)

Formato

eBook ePub, eBook PDF

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