Descrição
Nesta coletânea apresentamos as discussões e propostas contidas na XVII Jornada Pedagógica “Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual”, realizada em 2018 na Unesp campus de Marília. São 12 trabalhos cuidadosamente selecionados com base em sua pertinência, organização das fundamentações teóricas e aproximação com o tema do evento, especificamente Formação de Professores. Objetivamos contribuir com a discussão a respeito dessa formação, bem como verificar a atuação do pedagogo (a) e os espaços da escola em que atuarão em futuro próximo. É sempre válido pensar as relações que há ou que faltam no processo formativo do educador, especificamente a aproximação dos conhecimentos e saberes adquiridos no curso de Pedagogia e nos espaços da escola, seu terreno e realidade que exigem a articulação Teoria e Prática numa forma de revezamento constante e que leve o educador à reflexão sobre tal relação, uma inflexão para pensar sua prática docente e as necessidades existentes nesse espaço propício de formação de pessoas. Para tanto, os textos aqui apresentados oferecerão possibilidades de reflexão a respeito dessa formação, bem como para a integração dos saberes para ensinar com os saberes a ensinar, de forma que se possa vislumbrar uma escola e uma educação que privilegie a formação da criança, mesmo diante de tantos desafios e limites existentes, levando-a à vivência efetiva das relações que seu mundo proporciona desde a mais tenra idade.