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Três variáveis influenciam diretamente na sua arte de vender livros: mídia social, relação livro-leitor e funil de vendas

Qualquer que seja o assunto ou tópico do seu livro, poesia, ficção, física nuclear, filosofia ou auto-ajuda, todo autor precisa prestar atenção em três variáveis para não ver o seu livro encalhar.

Variável 1: Mídia social é apenas o começo

Você, autor, entrou na onda do mundo digital. Parabéns! Primeiramente começou a escrever, com certa frequência, para um blog. Contribui com resenhas para o GoodReads, tem páginas no Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest e um canal no YouTube.

Seus livros são ofertados na Amazon, Estante Virtual, Submarino, Shoptime e Americanas. Você tem uma lista de email que recebe suas atualizações. Entretanto, as vendas não acontecem na quantidade e velocidade que você gostaria!

Caro autor, certamente tudo isso é cansativo e desanimador. OK! Mas, decerto, você está trilhando um bom caminho. Só precisa se lembrar de que a sua estrutura de mídia social é apenas o começo.

Variável 2: Relação livro-leitor

No universo do marketing, a segunda variável é denominado de seleção do mercado-alvo. Porém, para nós do mercado editorial, vamos chamá-la de relação entre o livro e o leitor.

Para essa relação dar certo, como em qualquer relação duradoura de negócios ou pessoal que você possui, é preciso ser honesto e transparente, e dedicar tempo e energia.

Sim, aqui também a primeira impressão é a que fica. Com efeito, para nós, isso significa o trabalho com a capa do livro. Uma boa capa convence os leitores a comprar e ler o livro. Como lembram nossos amigos do Marketing de Romance, criar uma capa de livro é mais como projetar uma caixa de cereal matinal do que pintar uma obra-prima. Não importa se você gosta da capa. Ela deve ser criada com o intuito de agradar os seus leitores, passando uma mensagem honesta sobre o livro.

Igualmente, outro aspecto importantíssimo para a relação livro-leitor durar é conhecer os leitores do seu livro na vida real. Quanto mais tempo e energia você dedicar à isso, mais você saberá sobre eles. Isso é crucial para o posicionamento do seu livro.

Enfim, se você é um autor que leva a escrita a sério, então você pensa no longo prazo. Livros sempre podem ter revisões e reedições. Você poderá adaptar e melhorar a sua escrita ou até mesmo escrever um livro novo. A questão é: você está disposto a mudar para fazer essa relação dar certo?

Lembre-se: para vender livros com sucesso, é preciso dedicar-se para encontrar uma audiência que seja mais adequada ao seu livro.

Variável 3: Marketing Digital

Logo, essa relação tem tudo para dar certo. Você estruturou a sua presença digital, criando páginas nas principais redes sociais. Você está disposto a mudar alguns detalhes sobre a sua escrita, ajustando a relação duradoura entre livro-leitor. Posteriormente, você ainda deixou, conforme falamos na última postagem, alguns exemplares na livraria da cidade na sua última viagem. Ótimo!

Acima de tudo, você precisa saber que os leitores compram de autores que conhecem, gostam e confiam. Esse processo é denominado, no marketing digital, de funil de vendas. E ele possui três etapas:

  • Atração: pergunte-se se a sua presença digital e o seu livro estão chamando a atenção de estranhos; atração, em marketing, é a arte de fazer as pessoas saberem quem você é.
  • Envolvimento: envolva, envolva, envolva as pessoas; envolvimento é fazer com que as pessoas, que já sabem quem você é, gostem de você.
  • Conversão: monitore se a sua presença digital e o seu livro estão levando as pessoas, que gostam de você, a confiar em você com seu dinheiro.  

Assim sendo, vender livros requer paciência e muito trabalho e dedicação. Espero que você domine essas três variáveis elencadas neste post. Que elas o ajudem a transformá-lo em um autor de sucesso!

Sou responsável pela parte comercial e de assessoria da Poiesis.

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