Os autores devem se aproximar das livrarias com o foco na divulgação do livro

Sete dicas para divulgar o seu livro nas livrarias


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Ninguém melhor do que o autor para se aproximar das livrarias com o propósito de fazer a divulgação do livro

É triste acompanhar pelo noticiário a situação das duas principais livrarias do país, Saraiva e Cultura. Pelo menos esse é o meu sentimento, apesar das controvérsias e daqueles que pensam, “Mereceram!” Sim, têm isso nessa trama também.

Juntas, elas detinham cerca de 40% do mercado. Hoje estão envolvidas em recuperações judiciais, com dívidas multi-milionárias que afetam literalmente todos os envolvidos, dos funcionários aos familiares.

Mas o fato é que, se as livrarias estão em dificuldade e encolhendo, elas nunca vão desaparecer. Ainda teremos algumas ótimas livrarias, como a Travessa. Decerto, ainda teremos algumas livrarias em um canto do nosso supermercado favorito.

Por conseguinte, com esta esperança na mente, compartilhamos as dicas dos nossos amigos do Marketing para Romances (Novel Marketing) para os autores que desejam uma parceria com as livrarias para a divulgação do livro.

Dica # 1: Use um toque pessoal na divulgação do livro

Inegavelmente, não há nada como procurar um gerente de livraria e conversar “olho no olho”. Uma vez que eles te conheçam (e esperamos que gostem de você) as regras mudam. Eles farão mais por você e por seu livro; e ficarão felizes em ajudar.

Dica # 2: perceba que você é apenas mais um autor

A menos que seu nome comece com Paulo e termine com Coelho, ou algo parecido, eles não estarão prontos para estender o tapete vermelho para você. Em outras palavras, o seu livro dificilmente vai ficar em uma posição de destaque na estante da livraria. Por isso que é importante se valer da dica # 1.

Nesse sentido mesmo que vale a pena fazer uma visita ou uma viagem para conversar com o gerente da livraria e envolvê-lo com o seu livro. Sempre que estiver viajando, a passeio ou trabalho, planeje entrar em algumas livrarias e dar um rápido “Olá”.

Ah! Por certo, esteja pronto, sempre, como aponta a dica # 3.

Dica # 3 Venha preparado para o “sim”

É comum o autor entrar em uma livraria já achando que não vai ter a chance de divulgar o seu livro. Porém, leve sempre consigo um pouco de material de divulgação, como cartazes e cartões profissionais. Você pode ser surpreendido pelo “sim” de algum gerente de livraria.

“Sim, senhor(a), autor(a), vamos expor o cartaz divulgando o seu livro em nossa livraria!”, é o que você pode ouvir.

Mantenha esse material e alguns exemplares do seu livro, como garantia, no porta-malas do seu carro ou dentro da sua pasta, quando estiver fora da cidade. Uma vez que você começa a procurar por oportunidades para o seu livro, mais oportunidades de parceria aparecerão em seu cérebro. É como fazer pipoca!

Dica # 4: Comece antes de publicar

Lembre-se, o seu livro é uma ideia, uma história, uma narrativa… você deve começar a divulgá-lo a todos antes de ter o produto em mãos ou disponível para download nas livrarias virtuais.

Dica # 5: Faça uma festa

Organize festas em livrarias para seus potenciais leitores. As festinhas têm um impacto maior do que as palestras e são mais divertidas! Lembre-se da dica # 2 e entenda que é preciso mais do que a promessa de uma dedicatória aos seus leitores, amigos e familiares.

Dica # 6: Pesque onde tem peixe

Essa dica serve para os autores mais avançadas: frequente as feiras, conferências e os eventos voltados para o público de proprietários de lojas de livros. Isso serve para… claro, construir relacionamentos. As conferências e os eventos voltados aos bibliotecários também.

Dica # 7: Procure para além das livrarias

Procure outros tipos de lojas que possam disponibilizar o seu livro como um de seus produtos. Ande pelo shopping procurando por lojas que possam ser boas para o seu livro. Faça a pergunta: onde é que o meu leitor-alvo faz compras?

Entre as lojas de livros alternativas, cito as lojas de produtos turísticos e as lojas de presentes.