A Poiesis e o Instituto Federal de São Paulo, Campus avançado de Tupã, convidam você para uma manhã de debates acerca da formação no século XXI. Nessa ocasião, faremos o lançamento do livro “Sentidos: por um mundo justo e perfeito“, escrito pelo Prof. Marcos Leite.
Marcos Leite é formado em Filosofia e Teologia. Mestre e doutor em Filosofia
da Educação. Possui longa trajetória como professor e gestor de ensino. Atualmente é professor e diretor no Instituto Federal de São Paulo Campus Tupã.
No livro, que teremos a oportunidade de debater, Marcos Leite levanta a seguinte pergunta: Qual o sentido da palavra “formação”? Ele apresenta sua investigação acerca das ambiguidades no uso desta palavra, que surge tanto em um curso de treinamento em mecânica, chamado de “Curso de Formação de Mecânica de Autos”, quanto um Programa de Pós-graduação pode ter como objetivo “formar pesquisadores”. Quais seriam as convergências e divergências em tais usos? Qual a raiz histórica do conceito? Como pensá-lo de modo significativo nos dias atuais? O que pode significar para quem elabora um Projeto Pedagógico formar alguém? Se parte de sua própria condição como professor e gestor no ensino superior privado, o autor pensa a formação para além do ambiente da educação formal, articulando a possibilidade de formação entre um ethos formativo e a práxis formal de ensino.
Deixe um comentário