O professor Dr. Marcos Leite, autor do livro “Sentidos: por um mundo justo e perfeito“, concedeu uma entrevista ao programa TV Câmara Recebe. O programa é apresentado por Rogério Silva para a TV Câmara de Tupã.
Recém lançado pela Poiesis, o livro é uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, particularmente a subjetividade humana: Quem somos nós, nesse tempo em que vivemos? Por quais crises estamos passando?
Marcos Leite contou um pouco sobre a sua trajetória de vida até chegar a publicação do livro. Humanista cristão, Marcos Leite é proveniente de Pacaembu. Aos 12 anos, foi convidado a entrar na vida religiosa, como seminarista, graduando-se em Teologia. Posteriormente deixou a vida formativa religiosa, continuando seus estudos na área de filosofia e gestão da educação.
“Nunca abandonei a minha fé, contudo. Minha fé é o fundamento das minhas escolhas”, disse Marcos Leite, ao discorrer sobre a sua trajetória e as preocupações educacionais dos Marianos que exerceram forte influência em sua formação.
Entre as preocupações atuais do professor Marcos Leite estão as crises pelas quais a sociedade atual passa: os estresses, as ansiedades e as depressões que afetam as pessoas, especialmente as crianças e os jovens. Marcos Leite chama atenção para os índices alarmantes de suicídio entre os jovens.
O autor, contudo, deixa claro que o objetivo do livro, fruto de quase 10 anos de pesquisa, é ensaiar caminhos para enfrentarmos essas crises, resgatando importantes conceitos filoeducacionais da tradição humanista, como ethos e Bildung.
Confiram a entrevista completa abaixo.