Andrei Rublev pintando o ícone da Trindade - educação religiosa.

Poiesis tem dois lançamentos sobre educação religiosa


Publicado

em

por

Os livros abordam questões importantes da e para a educação religiosa, tratando da devoção, da autoajuda e da finalidade e do objetivo da educação à luz dos valores cristãos.

A primeira obra é intitulada A dimensão trinitária nos modos de educar com alteridade: humanidade, irmandade e sociedade. Ela foi escrita pelo professor universitário, Doutor em Educação e Diácono Permanente, Cláudio Roberto Brocanelli, da Unesp/Marília-SP. Neste livro, nosso autor trata diretamente da educação religiosa através dos processos educativos e suas variadas experiências, como a escola e a educação.

O segundo lançamento é intitulado 40 dias na arca. Ele foi escrito pela psicóloga e mestre pela USP, pós graduada em Neurociência pela PUC, escritora e palestrante, Fernanda Aoki. Neste livro, nossa autora trata da educação religiosa em seus aspectos da autoajuda, da devoção a Deus, da esperança e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Fernanda fundou, durante a pandemia, o movimento MULHERES DE FÉ. Trata-se de um movimento formado por mulheres de diversas religiões e regiões do Brasil e mais 8 países. Seu objetivo é desenvolver intimidade com Deus para viver uma vida extraordinária e Sobrenatural através da fé.

A finalidade e o objetivo da educação religiosa

Na obra A dimensão trinitária nos modos de educar com alteridade, o professor universitário Cláudio Roberto Brocanelli nos propõe refletir sobre o significado profundo do termo-ação religare no limiar entre educação e teologia cristã.

Neste sentido, somos convidados a refletir sobre a aproximação dos processos educativos e suas variadas experiências, como a escola e a educação, à íntima relação trinitária cristã. Assim, percorreremos o caminho do entendimento da relação trinitária, da evangelização, da doação, do amor e altruísmo, entre outros, para sentirmos, ao mesmo tempo, as limitações humanas e o cuidado que cada pessoa tem ou pode vir a ter com o outro.

Durante a leitura, descobriremos que o cuidado é aquilo que conecta a reflexão teológica com o meio escolar, nos processos educativos e em qualquer ambiente em que se cuida do outro.

Para tanto, o autor aborda o sentido trinitário. Primeiramente, ele começa pela Pessoa do Verbo, Filho de Deus Pai. O Deus encarnado é como que uma força plena do divino que se aproxima da humanidade intensamente. Posteriormente, apresenta-se um estudo e compreensão da Pessoa do Espírito Santo, como puro Dom e Luz. É oDeus que gera vida digna e chama a cada pessoa humana para uma vida repleta da beleza divina, puro amor. Na sequência, a Pessoa do Pai, Amor intenso pela criação de tudo. É o Deus que extravasa esse Amor até a humanidade. Por fim, a Trindade, Unidade, Comunhão e ensinamento de como viver essa relação perfeita, humanamente, imitando o pleno amor de Deus.

Com efeito, este livro tem a pretensão de auxiliar seus leitores na lida dos desafios da vivência da alteridade em meio à sociedade no século XXI, como uma irmandade, promovendo a humanidade para uma vida digna, religando-nos através do testemunho trinitário e dos modos de educar da escola e da educação.

O livro também traz uma explicação do quadro de Andrei Rublev, A Trindade.

A educação religiosa do eu

O livro 40 dias na arca é para os que estão cansados e já não sabem como continuar e precisam de fé para mover-se, já que as pernas e a esperança parecem não sustentar seus passos. Desse modo, é para aqueles que andam sempre correndo, em modo automático e Deus tem convidado a entrar na arca e fazer uma parada estratégica. É para aqueles que sabem que podem viver e desfrutar muito mais dos propósitos de Deus, que possuem sonhos muito maiores que eles, que já entenderam que a fé é justamente a parceria com Deus para realizar propósitos ainda maiores, propósitos do próprio Deus.

Esse livro é para todos aqueles que tem o privilégio de estar na arca, protegidos pelo PAI. Por conseguinte, mesmo parecendo que se está cercado, na arca, sente-se guardado, e bem aqui, com Deus chamando a nossa identidade original de sermos homens e mulheres de fé e pacientemente nos ensina como devemos caminhar em fé.

Em meio a tempestade, os leitores que escolherem entrar na arca e experimentar o cuidado de Deus, passará por 40 dias de transformação por meio deste livro devocional que te levará a conhecer a Deus e a você mesmo de uma forma única.

Quando não enxergamos nada do lado de fora, é porque Deus está nos chamando a olhar para dentro. (Fernanda Aoki)

Devocional de fé

Ademais, esse livro foi escrito em um momento de pandemia e confinamento. Assim sendo, ele representa um memorial de um tempo de ensinamento e reconstrução de Deus. Mas como Deus não tem tempo, ele é agora mesmo os pilares dessa reconstrução.

Sobretudo, não importa se você está ou não em um momento de dilúvio. Aprenda a construir sua arca, a estar na arca, a ser preparado pela presença de Deus.

Primordialmente, você viverá um tempo de transformação e ministração sobre fé, identidade e propósito.

Lembre-se, a nova geração foi tecida na arca. Coisas novas, Deus precisa gerar, primeiro dentro de você.