Blog

supermercado_paradise

Hábito alimentar, boicote de produtos brasileiros, política e ideologia.

“Uma rede de supermercados da Suécia, a maior da Escandinávia, anunciou nesta quarta-feira que boicotará todos os produtos do Brasil, em protesto à autorização em massa de novos agrotóxicos pelo governo Bolsonaro”. Essa é a abertura da reportagem que saiu no jornal O Globo nessa semana.

A decisão de boicote ao Brasil mostra a dura posição de Johannes Cullberg, presidente do grupo Paradiset, a maior rede de supermercados da Escandinávia. Os supermercados já retiraram das prateleiras produtos brasileiros como limão e manga. Mas pergunta que fica é a seguinte: É estranho que nosso hábito alimentar seja objeto de debates e disputas políticas e ideológicas?

Observem, então, esses tópicos: fastfood e slowfood, identidade do sujeito, comidas corrompidas, educação alimentar, dessocialização da comida, obesidade e desnutrição, entre outros.

Esses debates fazem parte do livro “Culturas e práticas alimentares em questão: psicologia e educação“. O livro foi lançado pela Poiesis em 2016 e organizado pelo Prof. Antônio Carlos Barbosa da Silva (Unesp de Marília).

São 9 artigos que apresentam as ameaças à cultura alimentar brasileira. Os autores focaram nas práticas alimentares contemporâneas de uma sociedade de consumo de grandes empreendimentos empresariais.

No sentido de aumentar o acesso ao livro e fomentar o debate, disponibilizamos gratuitamente o arquivo da obra. O livro está disponível neste link http://eepurl.com/gpGIEL

Mas tem mais! Para quem gosta de tocar e sentir o cheiro do livro, esta obra está com desconto de 50% na Amazon.com.br. Corra que os exemplares são limitados e a promoção só vai até domingo. Garanta o seu exemplar agora mesmo.

Sou pai do Lorenzo e do Lucca, fundador e editor na Poiesis, professor universitário na Unimar e autor do livro "Com Ítaca na mente: em busca dos sentidos do ensino"