Blog

unesp_marilia

Nesta coletânea, intitulada Pedagogia: formação de professores – práticas e desafios no ensino inicial, apresentamos as discussões e propostas contidas na XVII Jornada Pedagógica “Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual”, realizada em 2018 na Unesp campus de Marília.

Organizado pelo Prof. Cláudio Brocanelli, o livro traz 12 trabalhos cuidadosamente selecionados com base em sua pertinência, organização das fundamentações teóricas e aproximação com o tema do evento, especificamente Formação de Professores.

Portanto, o objetivo é contribuir com a discussão a respeito dessa formação, bem como verificar a atuação do pedagogo (a) e os espaços da escola em que atuarão em futuro próximo. É sempre válido pensar as relações que há ou que faltam no processo formativo do educador.

O livro destaca prnicipalmente:

  • a aproximação dos conhecimentos e saberes adquiridos no curso de Pedagogia e nos espaços da escola,
  • seu terreno e realidade que exigem a articulação Teoria e Prática numa forma de revezamento constante e que leve o educador à reflexão sobre tal relação,
  • uma inflexão para pensar sua prática docente e as necessidades existentes nesse espaço propício de formação de pessoas.

Para tanto, os textos aqui apresentados oferecerão possibilidades de reflexão a respeito dessa formação, bem como para a integração dos saberes para ensinar com os saberes a ensinar, de forma que se possa vislumbrar uma escola e uma educação que privilegie a formação da criança, mesmo diante de tantos desafios e limites existentes, levando-a à vivência efetiva das relações que seu mundo proporciona desde a mais tenra idade.

Sumário do livro

  • 1 A ciência pedagógica como governo da infância por Raphael Guazzelli Valério
  • 2 Sobre Kant e a arte de educar: entendimento e implicações para a prática educativa por Renata Cristina Lopes Andrade
  • 3 A formação de professores em Cuba: um olhar para o profissional de pedagogia por Drielly Adrean Batista e Alonso Bezerra de Carvalho
  • 4 Reflexões sobre a importância da clareza em relação ao papel da avaliação na formação de professores por Luiz Felipe Garcia de Senna, Sérgio Fabiano Anníbal e Felipe Pinto Simão
  • 5 A prática pedagógica e a formação continuada dos professores da Educação Infantil por Raquel Ramos Romani
  • 6 A formação do pedagogo e a transição do ensino fundamental de 9 anos por Aline Cristina Domingues e Raquel Sanzovo Pires de Campos
  • 7 Circulação da temática “docência na educação infantil” em dissertações e teses (1996-2016) por Elieuza Aparecida de Lima, Marilete Terezinha de Marco, Mariana Natal Prieto, Mariana Sampaio, Jeniffer de Arruda, Ariadni da Silva de Oliveira e Silvane Maria Pereira Brandão
  • 8 A formação do professor para a especificidade do trabalho na creche por Nathália Ferraz Freitas e Cinthia Magda Fernandes Ariosi
  • 9 A importância da formação de professores para lidarem com a relação família e creche por Sorrana Penha Paz Landim e Cinthia Magda Fernandes Ariosi
  • 10 Análise dos aspectos gerais do “Projeto educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental” – Emai por Brenda Tamiris da Silva Torres, Luana Vitória Prudêncio dos Santos e Milena de Castro Rodrigues Da Mata
  • 11 O ensino de matemática no 5º ano: teoria e prática docente no Ensino Fundamental I por Émerson da Silva dos Santos e Patrícia Unger Raphael Bataglia
  • 12 Desenvolvimento e aplicação de software pedagógico para o ensino de matemática na perspectiva inclusiva por Angelo Antonio Puzipe Papim
Sou pai do Lorenzo e do Lucca, fundador e editor na Poiesis, professor universitário na Unimar e autor do livro "Com Ítaca na mente: em busca dos sentidos do ensino"