Blog

corpo_esporte_formacao_livro

Em abril, a Poiesis lançará o livro Teoria crítica da sociedade: corpo, esporte, formação, do professor Alexandre Fernandez Vaz, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O livro reúne artigos instigantes para aqueles que se colocam a pensar sobre o corpo e o esporte em suas articulações com a cultura, a política e a educação, de um ponto de vista que se pretende crítico.

A publicação conta com o apoio financeiro do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sumário

Confiram o Sumário do livro, abaixo, composto por nove capítulos.

  1. Corpo e formação em Theodor W. Adorno
  2. Amizade, animalidade: Theodor W. Adorno
  3. Lazer, indústria cultural, biopolítica
  4. Corpo, política, modernidade
  5. Esporte, cultura de massas: comentários segundo uma teoria crítica da sociedade
  6. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte a partir do treinamento corporal
  7. Doping, esporte, performance: sobre os “limites” do corpo
  8. Corpo, natureza, experiência: aspectos da crítica romântica em Walter Benjamim
  9. Walter Benjamin: educação, experiência, sentidos do corpo e da infância

O livro ainda conta com o Prefácio escrito pelo professor Bruno Pucci, Professor Doutor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba e membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação. Ele também é Pesquisador Sênior do CNPq.

Sobre o autor

O professor Alexandre Fernandez Vaz está vinculado à área de Educação Física. É a base de sua formação universitária. Ele graduou-se em 1989 e participou de um curso de especialização em 1991.

Esta fundamentação científica e acadêmica justifica plenamente seus interesses de pesquisa em temas relacionados ao corpo, ao esporte, ao lazer. Tais temas são estudados com dedicação e prioridade em seus cursos de mestrado, em 1995, de doutorado, em 2002 e no estágio de Pós-Doutorado, em 2016.

Sua dissertação de mestrado aborda a problemática “Razão e corporeidade: elementos para a compreensão do corpo na modernidade” e tem, entre suas palavras-chave, corpo e modernidade, educação do corpo, educação física.

Em sua tese de doutorado, realizado em Hannover, Alemanha, aborda a questão do Esporte e da crítica ao esporte no processo da cultura e civilização contemporânea.

E em seu estágio de Pós-Doutorado, também em Hannover, continua suas pesquisas sobre os temas que mais prazer e desafios lhe geram em suas buscas investigativas.

Sou responsável pela parte comercial e de assessoria da Poiesis.