A Série “Cuidado de si” contribui na análise e na formulação de respostas eficientes à três grandes desafios que educadores e gestores escolares enfrentam atualmente na hora de planejar a Formação Docente da volta às aulas

Formação docente ajuda educadores a planejar volta às aulas em 2021


Publicado

em

por

Tags:

A Série “Cuidado de si” contribui na análise e na formulação de respostas eficientes à três grandes desafios que educadores e gestores escolares enfrentam atualmente na hora de planejar a Formação Docente da volta às aulas

Em meio aos diversos desafios que vivenciamos atualmente diante dos impactos educacionais causados pela pandemia do covid-19, quais tópicos e problemas devemos abordar no momento de planejar a Formação Docente na volta às aulas em 2021?

O educador Beto Cavallari, Ph.D em Filosofia e Educação pela Columbia University, na cidade de Nova York, aponta para o potencial que alguns desafios têm de se tornarem um ciclo vicioso no ambiente escolar e universitário. 

Ele desenvolveu essas análises no livro Com Ítaca na mente: em busca dos sentidos do ensino (2019).

Ao mesmo tempo, em suas palestras, workshops e cursos, o educador Beto Cavallari apresenta, de maneira prática e teórica, algumas respostas necessárias para transformar este ciclo vicioso em um ciclo virtuoso.

Quebrando os vícios e fomentando as virtudes

Voltada à formação tanto de professores da Educação Básica quanto Superior, os desafios analisados e discutido nas nossas Formações Docentes estão ligados às seguintes áreas:

  1. Desequilíbrio socioemocional no ambiente escolar
  2. Precariedade estrutural e didática para a escola/universidade digital
  3. Aumento do “tempo de tela” deseducacional

Do outro lado, os docentes necessitam de formação para estarem à altura dos desafios. Nas formações, as competências e habilidades abordadas e desenvolvidas estão ligadas às seguintes áreas:

  1. Resolução de conflitos e equilíbrio emocional
  2. Imaginação, criação e a autorrealização na Era do Emparedamento
  3. Educação midiática no currículo

Imagem: “Desafio de transformar um ciclo vicioso em virtuoso”. Palestra Pandemia e Educação: possibilidades na Era do Emparedamento escolar da Série “Cuidado de si” (2020). 

Perguntas orientadoras

Durante os eventos, o educador Beto Cavallari interage com base em perguntas orientadoras que norteiam as formações e os debates. Entre as perguntas geradas nos eventos, destacamos as seguintes:

  • Qual o principal motivo por trás do aumento das situações conflituosas na sociedade?
  • Como lidar com os conflitos na democracia contemporânea?
  • O que é a Era do Emparedamento?
  • Como fomentar a imaginação, a criatividade e a autorrealização na Era do Emparedamento?
  • Qual a responsabilidade de cada agente envolvido na vida educacional das crianças, adolescentes e jovens?
  • O que é a pós-verdade?
  • Como possibilitar a formação de cidadãos em um ambiente social e profissional dominado pela tecnologia digital?

Planejando a Formação Docente na volta às aulas

Na última semana, Beto Cavallari levou a Série “Cuidado de si” para a Rede Protetiva da Criança e do Adolescente de Tupã-SP.

Assim, o evento contou com a participação das Secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, da Diretoria Estadual de Ensino (Região de Tupã) e de membros da sociedade civil-organizada.

Para a Diretora Regional de Ensino, a professora Teresa Inácio, coordenadora da Rede Protetiva,

O evento trouxe uma conversa difícil, mas interessante e importante. O Prof. Dr. Beto Cavallari chamou a atenção para a energia que gastamos com as atividades meios, como merenda, transporte e currículo, e o que sobra para cuidarmos do principal objetivo da educação, que é o desenvolvimento da imaginação e das atividades criativas com as crianças. Posteriormente, ele destacou que ficamos geralmente presos às primeiras, sendo impedidos de focar na educação de verdade.”

De acordo com a professora Teresa Inácio,

O evento também nos ajudou a expandir o raciocínio para planejar a volta às aulas a partir de uma noção de educação como algo maior do que a aplicação do currículo. Ele trabalha com o conceito de que Educação é vida. Temos que aprender a explorar mais isso, especialmente nesta Era do Emparedamento escolar diante dos desafios da pandemia do covid-19 e da adaptação ao ambiente digital. Foi muito bom!”

Além disso, ainda na semana passada, o educador também levou a Série “Cuidado de si” com os estudantes de Pedagogia da Unimar-Universidade de Marília.

De acordo com a professora Myriam Lúcia Ruiz Castilho, docente do curso de Pedagogia,

O evento com o Prof. Dr. Beto Cavallari foi muito rico, com explicações claras dos impactos do ciclo vicioso no ambiente escolar e como podemos superar com o ciclo virtuoso. Do mesmo modo, os exemplos e estudos de caso apresentados contribuíram significativamente para os nossos estudantes compreenderem essa realidade que surge da intersecção entre Pandemia e Educação. Todos ficaram impactados e ao mesmo tempo alegres com a perspectiva positiva do professor Beto, mesmo diante de enormes desafios.”

Sorteio de livros

Logo depois dos eventos, pode ocorrer sorteio de livros físicos. Foi exatamente o que ocorreu para os estudantes de Pedagogia da Unimar, em comemoração a Semana de Pedagogia.

Na ocasião, houve sorteio de vários livros da área de Humanidades que tratam dos tópicos da formação de professores, filosofia da educação, métodos de ensino e aprendizagem entre outros.

Os livros são selecionados do catálogo da Poiesis Editora.

Contatos

Assim, para entrar em contato solicitando mais informações sobre a Série “Cuidado de si”, dedicada à Formação Docente, envie email para comercial@poiesiseditora.com.br ou mensagem de WhatsApp para (14) 99858-1059.

Sobre o palestrante

Beto Cavallari é Ph.D em Filosofia e Educação pela Columbia University. Possui mais de 20 anos de experiência com pesquisa, ensino, publicação e gestão da Educação. Sua pesquisa é voltada para os desafios docentes da formação integral humana na escola do século 21. É professor universitário. Editor da Poiesis. Ele é autor do livro “Com Ítaca na mente: em busca dos sentidos do ensino”. Foi Dirigente Municipal de Educação em Marília, defendendo e conquistando importantes avanços para o enriquecimento da educação integral e a ampliação das escolas em período integral. É Co-fundador do Programa Pedagógico Fight & Smart de ensino de Jiu-jítsu brasileiro para crianças e adolescentes.