No cenário acadêmico contemporâneo, o livro Educação para liderança: questões de meios e fins de um programa de Educação Superior, de José Assan Alaby, é uma obra essencial para quem busca entender as complexas relações entre os objetivos e os métodos da educação superior.
Publicado pela Poiesis Editora, este livro aborda questões cruciais sobre liderança, educação e a relação dialética entre teoria e prática, com foco especial no programa de liderança da Andrews University, uma instituição de prestígio no cenário educacional cristão.
A Relevância do Estudo: Questões de Meios e Fins na Educação Superior
Em Educação para liderança, Alaby mergulha em uma análise detalhada das tensões históricas e contemporâneas que envolvem os meios e os fins nas Instituições de Ensino Superior. A obra examina como as universidades, ao longo do tempo, têm equilibrado (ou falhado em equilibrar) suas missões institucionais com os métodos empregados para alcançá-las.
Desde a antiguidade até o contexto moderno, Alaby apresenta uma revisão abrangente sobre a evolução das universidades e dos programas de educação superior. A discussão vai além da teoria, trazendo reflexões sobre como essas instituições têm se ajustado às exigências sociais, econômicas e políticas ao longo da história. O autor revela como o modelo educacional cristão, em particular, enfrenta desafios para alinhar suas finalidades espirituais com as demandas práticas de um mundo cada vez mais globalizado e tecnocrático.
O Programa de Liderança da Andrews University: Um Estudo de Caso Inovador
Um dos pontos altos da obra é a análise do Programa de Liderança da Andrews University, uma instituição conhecida por sua abordagem cristã e inovadora no desenvolvimento de líderes. Alaby descreve em detalhes como o programa utiliza um modelo interdisciplinar que integra teoria e prática, formando líderes que são ao mesmo tempo acadêmicos e profissionais capazes de aplicar seus conhecimentos em contextos reais de trabalho.
Essa análise é particularmente relevante para gestores de educação, acadêmicos e pesquisadores interessados em compreender os desafios contemporâneos da educação superior. O livro também é uma referência indispensável para quem busca desenvolver ou aprimorar programas educacionais com uma perspectiva crítica sobre os meios empregados para alcançar os fins educacionais.
Impacto Acadêmico e Contribuição para a Discussão Contemporânea
Educação para liderança: questões de meios e fins de um Programa de Educação Superior
Este livro levanta perguntas fundamentais acerca da liderança à frente da administração das Instituições de Ensino Superior (IES): trata-se de uma administração empresarial ou uma administração da educação? Para qual finalidade se elege ou se nomeia um(a) reitor(a) de universidade, um(a) diretor(a) de IES, de Faculdade, um(a) coordenador(a) de Departamento? Aprofunde-se no tema da liderança organizacional com o livro Educação para liderança: questões de meios e fins de um Programa de Educação Superior.
Embora seja um livro de nicho no campo acadêmico, Educação para Liderança tem grande potencial para influenciar debates sobre educação superior, especialmente aqueles focados na formação de líderes. A obra se destaca por trazer uma abordagem única sobre a dialética entre os meios e os fins, contribuindo significativamente para o campo da administração educacional e liderança.
Desse modo, Educação para Liderança é uma leitura obrigatória para acadêmicos, gestores educacionais e todos que buscam uma compreensão mais profunda sobre como as universidades podem equilibrar sua missão com as práticas educacionais. O livro não apenas oferece uma análise crítica das práticas educacionais, mas também propõe caminhos para que instituições cristãs, como a Andrews University, permaneçam fiéis às suas declarações de missão enquanto atendem às necessidades práticas do mundo contemporâneo.
Se você está interessado em temas como educação, liderança e administração universitária, esta obra será uma adição valiosa à sua biblioteca acadêmica.