Blog

pele_garrincha

O livro “Herói brasileiro em campo: ascensão social e moral do negro nas crônicas de Nelson Rodrigues” é o terceiro do músico e professor André Vitor Kfuri Borba com a Poiesis. Após uma fase de pré-lançamento, a partir de hoje você já pode adquirir e receber a obra. 

O livro é fruto de anos de pesquisa, nos quais André Vitor debruçou-se sobre as crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues… Foram 33 crônicas ao todo, publicadas entre 1955 e 1970 nos jornais Manchete Esportiva e O Globo. Nelas nosso cronista resgatou brilhantemente as imagens dos heróis brasileiros em campo que emergiram nos espaços e contextos do futebol.

Assim, mostrar a importância dessas crônicas na elaboração de um modelo de identidade para o homem brasileiro foi o objetivo do livro. Elas ajudaram a desinstalar do imaginário coletivo o estigma que foi se formando em torno do mulato e do mestiço nas décadas anteriores.

Por conseguinte, também desafiaram o mito da democracia racial de Gilberto Freyre, que há época já começava a ser questionado por outros intelectuais.

Ao debatermos as crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues, viajamos de volta no tempo. Nessa viagem, testemunhamos a apoteótica ascensão social e a afirmação moral do negro brasileiro no imenso e indefinido amálgama de etnias e culturas que compõem o Brasil.

Sou pai do Lorenzo e do Lucca, fundador e editor na Poiesis, professor universitário na Unimar e autor do livro "Com Ítaca na mente: em busca dos sentidos do ensino"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *