Educação para liderança: questões de meios e fins de um programa de Educação Superior, de José Assan Alaby

“Educação para liderança” de José Assan Alaby: uma análise profunda sobre meios e fins na Educação Superior


Publicado

em

por

No cenário acadêmico contemporâneo, o livro Educação para liderança: questões de meios e fins de um programa de Educação Superior, de José Assan Alaby, é uma obra essencial para quem busca entender as complexas relações entre os objetivos e os métodos da educação superior.

Publicado pela Poiesis Editora, este livro aborda questões cruciais sobre liderança, educação e a relação dialética entre teoria e prática, com foco especial no programa de liderança da Andrews University, uma instituição de prestígio no cenário educacional cristão.

A Relevância do Estudo: Questões de Meios e Fins na Educação Superior

Em Educação para liderança, Alaby mergulha em uma análise detalhada das tensões históricas e contemporâneas que envolvem os meios e os fins nas Instituições de Ensino Superior. A obra examina como as universidades, ao longo do tempo, têm equilibrado (ou falhado em equilibrar) suas missões institucionais com os métodos empregados para alcançá-las.

Desde a antiguidade até o contexto moderno, Alaby apresenta uma revisão abrangente sobre a evolução das universidades e dos programas de educação superior. A discussão vai além da teoria, trazendo reflexões sobre como essas instituições têm se ajustado às exigências sociais, econômicas e políticas ao longo da história. O autor revela como o modelo educacional cristão, em particular, enfrenta desafios para alinhar suas finalidades espirituais com as demandas práticas de um mundo cada vez mais globalizado e tecnocrático.

O Programa de Liderança da Andrews University: Um Estudo de Caso Inovador

Um dos pontos altos da obra é a análise do Programa de Liderança da Andrews University, uma instituição conhecida por sua abordagem cristã e inovadora no desenvolvimento de líderes. Alaby descreve em detalhes como o programa utiliza um modelo interdisciplinar que integra teoria e prática, formando líderes que são ao mesmo tempo acadêmicos e profissionais capazes de aplicar seus conhecimentos em contextos reais de trabalho.

Essa análise é particularmente relevante para gestores de educação, acadêmicos e pesquisadores interessados em compreender os desafios contemporâneos da educação superior. O livro também é uma referência indispensável para quem busca desenvolver ou aprimorar programas educacionais com uma perspectiva crítica sobre os meios empregados para alcançar os fins educacionais.

Impacto Acadêmico e Contribuição para a Discussão Contemporânea

Embora seja um livro de nicho no campo acadêmico, Educação para Liderança tem grande potencial para influenciar debates sobre educação superior, especialmente aqueles focados na formação de líderes. A obra se destaca por trazer uma abordagem única sobre a dialética entre os meios e os fins, contribuindo significativamente para o campo da administração educacional e liderança.

Desse modo, Educação para Liderança é uma leitura obrigatória para acadêmicos, gestores educacionais e todos que buscam uma compreensão mais profunda sobre como as universidades podem equilibrar sua missão com as práticas educacionais. O livro não apenas oferece uma análise crítica das práticas educacionais, mas também propõe caminhos para que instituições cristãs, como a Andrews University, permaneçam fiéis às suas declarações de missão enquanto atendem às necessidades práticas do mundo contemporâneo.

Se você está interessado em temas como educação, liderança e administração universitária, esta obra será uma adição valiosa à sua biblioteca acadêmica.