Blog

pesquisa_satisfacao_poiesis

Atualmente, a Poiesis é uma empresa consolidada, com mais de 10 anos de experiência na administração de conteúdos, incluíndo livros em papel, eBooks, organização de arquivos e plataformas digitais de gerenciamento.

Assim, com o objetivo de analisar os serviços editoriais e comercial prestados, a Poiesis realizou, no início de junho, uma pesquisa de satisfação entre os seus autores.

O retorno obtido foi muito positivo. De modo geral, mostrou que a editora está no caminho certo, apesar da crise endêmica do setor editorial.

Resultados obtidos: indicação e serviços editoriais

Sobre os resultados recentes, sabemos que, entre os nossos clientes, um terço nos conheceram através da internet. Nesse espaço, há uma predominância do Google. Porém, a grande maioria (65%), publicou com a Poiesis após receber uma indicação de um amigo ou colega autor.

Por conseguinte, notamos que a postura de indicação da Poiesis para amigos e colegas com vontade de publicar seus escritos permanece. Isso porque, entre os autores mais recentes da editora, 100% indicaram uma forte inclinação para indicar a editora a seus pares.

Continuando, o trabalho editorial da Poiesis também foi muito bem avaliado. Entre as suas responsabilidades, está o trabalho do editor, voltado especialmente para a adequação do escrito à um determinado público-alvo, observando a clareza na comunicação e a pertinência do conteúdo aos potenciais leitores do livro.

Com as opções “Muito satisfeito”, “Satisfeito”, “Indiferente”, “Insatisfeito” e “Muito insatisfeito” disponíveis, 67% disseram estar “Satisfeitos” e 33%, “Muito satisfeito”.

Do mesmo modo, os serviços editoriais referentes a estilos de diagramação, criação de capas, revisões etc., também foram bem avaliados. Eles receberam notas entre 8 e 10, em uma escala de 0-10.

Resultados obtidos: atendimento e comercial

Outras atividades que consideramos fundamentais na Poiesis são: atendimento e comercial. Nesses quesitos, a Poiesis foi novamente muito bem avaliada.

Consequentemente, a maioria dos autores (70%) avaliaram estar “Muito satisfeitos” em relação a resolução de questões comerciais, como negociações sobre valores de royalties e custeio de livros. O restante disse estar “Satisfeito” com o setor comercial.

Já no que diz respeito ao atendimento, com as opções “Excelente”, “Muito bom”, “Satisfatório”, “Ruim” e “Muito ruim” disponíveis, 67% consideraram o atendimento da Poiesis “Excelente” e 33%, “Muito bom”.

Resultados obtidos: livro e opinião

Quando solicitados a avaliarem o resultado final, isto é, o livro, seja no formato impresso, seja no digital, 100% dos autores disseram estar satisfeitos.

Ao final do questionário, a pesquisa solicitou que os autores registrassem um comentário aberto. Entre as respostas enviadas, selecionamos um comentário, em especial, para dividir com você:

“Devo dizer apenas parabéns ao editor e equipe por persistir numa tarefa como esta: apostar na escrita. Continue nesse propósito e terá sucesso na formação de pessoas e também comercialmente. Gostei do trabalho e encaminhamentos, bem como da agilidade de atendimento”.

Como reconhece um dos nossos autores, não é fácil ficar 10 anos no mercado editorial brasileiro.

Entretanto, é extremamente prazeroso trabalhar com livros; ainda mais sabendo que, entre erros e acertos, temos acumulado mais do segundo do que do primeiro.

Sou responsável pela parte comercial e de assessoria da Poiesis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *