Autora

Tatiane da Silva

"O posicionamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação em prol do ensino laico, da coeducação e da obrigatoriedade do Estado em garantir educação a todos é considerado o "pomo da discórdia" entre liberais e católicos no seio da Associação Brasileira de Educação. "

Sou doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCLAr - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Durante o Doutorado fui pesquisadora visitante na Texas A&M University. Sou mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP - Universidade de São Paulo (USP) (2013). Possuo Graduação em Pedagogia pela USP (2010) e Graduação em História pela UNESP (2006). Sou membro do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq) e do Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação (UFRJ/CNPq). Atualmente sou professora substituta na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP) no curso de Pedagogia. Tenho experiência na área de Educação.

Meus livros

Compare

A presença da filosofia platônica na pedagogia do Estado Novo

R$21,90

Na investigação do discurso platônico, identificamos quatro recursos de maior relevância, por meio dos quais é possível caracterizar os traços próprios do pensamento do filósofo: a metáfora; a dissociação de noções; a interação entre ato e pessoa; e o uso de definições. As semelhanças e complementaridades temática entre o pensamento do filósofo grego e as formulações dos autores brasileiros oferecem contribuições aos pesquisadores que discutem o movimento escolanovista no Brasil, bem como aos que se dedicam à investigação da retórica como ferramenta útil à análise de discursos pedagógicos.

Compare