Autor

John Willian Lopes

"A principal hipótese, que nos encorajou a escrever esse livro e guiará para os passos subsequentes deste estudo, é de que essa estratégia, de inserção do boneco Nildo, tem a função primeira de manifestar o discurso oficial do candidato Hermano Morais (PMDB) dentro de uma certa ludicidade. Trata-se de uma tentativa de catalisar, desta forma, a atenção do eleitor a fim de interferir na sua decisão sobre o voto."

Sou doutor pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, na linha de Práticas Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) e pelo Doutorado em Comunicação Estratégica, Publicidade e Relações, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), em Regime de Cotutela. Tenho experiência como professor substituto lotado no Departamento de Comunicação Social, no curso de Publicidade e Propaganda (DECOM/UFRN). Sou mestre pelo PPgEM/UFRN, com bolsa CAPES/DS (Demanda Social); e bacharel em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda, pela mesma instituição. Integro o Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma/UFRN/CNPq). Desenvolvo pesquisas na área de Comunicação Midiática, enfatizando Publicidade e Propaganda, linguagem e análise discursiva e imagética, práticas comunicacionais digitais, política e cultura. Tenho experiência profissional no mercado, setor público e terceiro setor enfatizando direção de arte.

Meus livros

Promoção
Compare

Trabalhando com o riso, jogando com os sentidos: discurso e propaganda política em Natal/RN

R$29,90 R$0,00

A partir do escopo da Análise do Discurso na perspectiva francesa, os autores John Willian Lopes e Adriano Lopes Gomes apresentam o tema deste livro. Eles focam nos efeitos de sentidos produzidos pelos discursos proferidos por um personagem, cuja origem advém de uma região do país, em meio aos discursos políticos, característicos da disputa política eleitoral, na tentativa de consolidar o então candidato Hermano Morais como prefeito da cidade de Natal no pleito de 2012. Nessa compreensão, despertou nossa atenção a estratégia de marketing político eleitoral empregada dentro do programa eleitoral pelo candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB): a inserção do personagem boneco Nildo.

Compare