Autor

Gustavo Biscaia de Lacerda

"A palavra 'positivismo' tem um significado negativo, associado a reação política a burguesia, liderada por Lênin, e a razão instrumental que desumaniza, da Escola de Frankfurt. No Brasil, afirma-se que o positivismo esteve na raiz do regime militar de 1964. Mas a palavra 'positivismo' também já possuiu o seu significado positivo. "

Sou "pós-doutor" em Teoria Política (UFSC), Doutor em Sociologia Política (UFSC) e Mestre em Sociologia (UFPR); também sou Sociólogo da UFPR. Atuo na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Social. Meus principais temas de pesquisa e investigação são: teoria republicana, teoria do Estado, história política, Positivismo, história das idéias políticas no Brasil, epistemologia e história das Ciências Sociais.

Author's books

Compare

Intervenções políticas: laicidade, cidadania e positivismo

R$19,90

Com este livro, o autor dá continuidade a um dos deveres mais elementares de todos os positivistas, qual seja, aplicar a doutrina às questões contemporâneas, procurando aconselhar e orientar sem que, nessa atividade, jamais ocupe o poder político ou o poder econômico; em outras palavras, é o esforço de constituir um novo poder Espiritual – humanista, altruísta, pacifista, científico e relativo.

Compare
Destaque
Compare

Teoria política positivista: pensando com Augusto Comte

R$19,90

A influência exercida pelo “Positivismo” no Brasil foi enorme. Basta pensar na referência ao lema da bandeira nacional, o “Ordem e Progresso”. Mas qual positivismo influenciou os intelectuais brasileiros a ponto de o lema “positivista” estar inscrito no pavilhão nacional? Se a origem do Positivismo é atribuída ao francês Augusto Comte, a relação que se estabelece entre a filosofia do francês e as várias correntes denominadas de positivismo baseia-se em diversas possibilidades. O problema é que não se pode falar apenas de continuidades entre a filosofia positivista de Comte e as tradições subsequentes da filosofia positivista. Há importantes rupturas, descontinuidades, que são oportunamente investigadas nesse livro por Gustavo Biscaia.

Compare