Autor

Adriano Charles da Silva Cruz

"Neste livro pretendo demostrar o potencial analítico da teoria discursiva na análise de produtos da mídia. Embora, desde 1980, ocorra um direcionamento para análise de imagens, é comum as pessoas associarem a teoria apenas à análise de textos verbais. "

Sou jornalista e professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia e do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Pós-doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Doutor em Letras - Linguagens e Cultura (UFPB) com período de estudos na Université Paris X (França) e na Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia). Sou, ainda, Mestre em Comunicação (UFPE), Graduado em Comunicação (UFRN), Especialista em Jornalismo Econômico (UFRN) e Especialista em Ética (UFRN). Atualmente, coordeno o grupo de pesquisa Cicult -Círculo de Cultura Visual (UFRN/CNPq). Tenho interesse nos seguintes temas: estudos midiáticos, culturais, discursivos e semióticos.

Author's books

Compare

Mídia e discurso: a construção de sentidos

R$19,90

A leitura desta obra é recomendável para aqueles que já navegam na análise discursiva, e também para quem deseja se aproximar a essa perspectiva dos acontecimentos. Um dos pontos mais contundentes da abordagem do autor é a sensibilidade para vincular suas análises a questões que interagem no nosso cotidiano, tais como: a representação de atores sociais publicamente notórios, o caso de Lula e Marina Silva; a materialidade da arte, mediante a análise da fotografia de Philip-Lorca diCorcia e do documentário Elena e o envolvimento cidadão nas manifestações populares nos muros das cidades.

Compare