Blog

Marcos Leite entrevista

O professor Dr. Marcos Leite, autor do livro “Sentidos: por um mundo justo e perfeito“, concedeu uma entrevista ao programa TV Câmara Recebe. O programa é apresentado por Rogério Silva para a TV Câmara de Tupã.

Recém lançado pela Poiesis, o livro é uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, particularmente a subjetividade humana: Quem somos nós, nesse tempo em que vivemos? Por quais crises estamos passando?

Marcos Leite contou um pouco sobre a sua trajetória de vida até chegar a publicação do livro. Humanista cristão, Marcos Leite é proveniente de Pacaembu. Aos 12 anos, foi convidado a entrar na vida religiosa, como seminarista, graduando-se em Teologia. Posteriormente deixou a vida formativa religiosa, continuando seus estudos na área de filosofia e gestão da educação.

“Nunca abandonei a minha fé, contudo. Minha fé é o fundamento das minhas escolhas”, disse Marcos Leite, ao discorrer sobre a sua trajetória e as preocupações educacionais dos Marianos que exerceram forte influência em sua formação.

Marcos Leite - Sentidos"por um mundo justo e perfeito

Entre as preocupações atuais do professor Marcos Leite estão as crises pelas quais a sociedade atual passa: os estresses, as ansiedades e as depressões que afetam as pessoas, especialmente as crianças e os jovens. Marcos Leite chama atenção para os índices alarmantes de suicídio entre os jovens.

O autor, contudo, deixa claro que o objetivo do livro, fruto de quase 10 anos de pesquisa, é ensaiar caminhos para enfrentarmos essas crises, resgatando importantes conceitos filoeducacionais da tradição humanista, como ethos e Bildung.

Confiram a entrevista completa abaixo.

Parte um
Parte dois
Sou responsável pela parte comercial e de assessoria da Poiesis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *